Como modelar Roupas

Para qualquer tipo de confecção, seja ela de uma grande fábrica, seja uma confecção pequena nos fundos de casa, é fundamental saber como modelar roupas de forma adequada.

Como em todos os tipos de indústria, o planejamento começa no papel, na criação de moldes, e que são a primeira aplicação prática de uma ideia que antes existia apenas na cabeça de alguém.

Os moldes das roupas são muito importantes, e devem ser feitos com precisão para que posteriormente sejam transformados em peças que agradem o público, que possuam qualidade, sejam confortáveis, bonitas e tenham um diferencial em relação aos modelos da concorrência.

Com isso em mente trouxemos um texto para explicar um pouco mais sobre a modelagem de roupas, qual a sua importância, e como ela funciona.

Como modelar roupas: o guia geral para uma confecção

Modelar roupas parece a princípio uma tarefa simples e corriqueira, mas ela envolve muitas etapas, que devem ser cuidadosamente planejadas para que tudo saia correto no final. Abaixo relacionamos os passos fundamentais da modelagem de roupas:

  • Seleção de um profissional de modelagem competente
  • Confecção e adaptação dos designs dos estilistas
  • Teste da confecção de modelagem de roupas
  • Preparação do produto para produção em série
  • Para modelagem de roupas em escala industrial preferencialmente utilizar um software CAD/CAM como o Rz CAD Têxtil que automatiza a modelagem de roupas

Seleção de um profissional de modelagem competente

Os nomes por trás das criações de novos modelos são sempre os estilistas, mas os profissionais da modelagem de roupa são fundamentais no processo de criação de uma peça. Esses profissionais possuem formação específica para transformar as idéias dos estilistas em realidade, e depende deles o sucesso do modelo idealizado por outros.

Confecção e adaptação dos designs dos estilistas

Os modelistas são os responsáveis por confeccionar um modelo factível com base nos desenhos criados pelos estilistas. Eles podem fazer as adaptações necessárias para que as idéias possam ser aplicadas no mundo real, e frequentemente idéias devem ser modificadas e adaptadas para que possam se tornar peças reais.

A criação de um modelo adequado envolve o uso de ferramentas de precisão, como réguas, e de muita habilidade, para que as peças possam ser então confeccionadas de forma adequada e que se encaixem nos padrões da confecção.

Teste da confecção de modelagem de roupas

Após a confecção do modelo da peça, é hora de testá-lo no corpo dos modelos de prova. Os modelos de prova são as pessoas que possuem o corpo com medidas correspondentes ao padrão de medidas utilizado pela confecção.

O modelista acompanha a fase de produção dos modelos e de prova nos modelos de prova, fazendo ajustes nos modelos produzidos, quando necessário, e garantindo que as peças saiam de acordo com o planejado pelo estilista, com a qualidade exigida pela confecção, e com o perfil que o consumidor deseja.

Preparação do modelo para produção em série

Após o teste do molde no corpo dos modelos de prova e da realização dos ajustes necessários, nova prova é realizada, para garantir que as medidas estão dentro do padrão, que as roupas estão bonitas, confortáveis, e de acordo com os ideais da confecção.

Só então o modelo está pronto para ser confeccionado em série, e produzido em maior escala para chegar às mãos do consumidor.

As pesquisas de mercado e de satisfação devem ser constantes, para que se perceba a aceitação das peças e se conheça melhor o público alvo da confecção, com o objetivo de planejar os próximos designs e produzir sempre peças que sejam sucesso de venda.

Modelar roupas não é tão fácil quanto parece…

Viu como modelar roupas é muito mais complexo do que podemos imaginar, à primeira vista? Essa etapa da produção é muito importante e exige cuidado e planejamento minucioso, pois dela dependem as etapas seguintes e as vendas e o sucesso da confecção.

 

Modelagem de roupas com um software de modelagem informatizado melhora muito o processo na confecção

Como a informatização de todas as tarefas feitas por humanos é uma tarefa irreversível, a modelagem de roupas tambem passou por uma revolução com os softwares de modelagem CAD para confecção, com eles a modelagem, ampliação de tamanhos e operações sobre as peças são muito mais fáceis e ágeis que com o processo manual, por isso é muito importante sua confecção contar com todo o poder do Rz CAD Têxtil um software de CAD/CAM para confecção para modelagem e encaixe de peças que propicia para as confecções alem da melhora na qualidade e velocidade na produção da modelagem, um ganho enorme no aproveitamento do tecido com o processo automatizado de encaixe automático, entre em contato conosco e veja como podemos melhorar seu processo de modelagem de roupas

5 Responses to “Como modelar Roupas”

    • webmasterrz

      Bom dia, estavamos com um problema no POST atualizamos o mesmo , espero que goste do conteúdo

      Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>